Teses, Dissertações e Monografias

Acesse a listagem abaixo para conhecer algumas das teses, dissertações e monografias desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica.

A consulta também pode ser feita na biblioteca de Engenharia Civil pelos telefones (11) 3091-5204 e 3091-9023, fax (11) 3091-5125 ou pelo e-mail biblioteca.civil@poli.usp.br.

Para saber o horário e o local das próximas qualificações e defesas, acesse o site Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. e do ConstruINOVA - Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil.

Para conhecer as diretrizes de elaboração de teses e dissertações clique no link ou acesse o site da Biblioteca Digital.

Importante: a consulta aos arquivos das teses e dissertações fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:

Este trabalho é para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar o nome da pessoa autora do trabalho.

Buscar teses, dissertações e monografias
  • O processo de projeto no segmento de projetos industriais PDF
    • Aluno: Tássia Farssura Lima da Silva
    • Orientador: Silvio Burrattino Melhado
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2014

    A crescente demanda por rapidez na construção, menores custos e maior controle da qualidade geram uma complexidade na gestão do processo de projeto. Estudos voltados aos projetos industriais ainda são em minoria, ou seja, há poucos trabalhos desenvolvidos e publicados com este tema. Além disso, especificamente no segmento escolhido, a complexidade e a diversidade dos projetos industriais, associadas às inúmeras exigências de mercado demandam melhorias na gestão de projetos. O trabalho tem como objetivo, por meio de estudos de caso, descrever o processo de projeto e analisar as práticas de gestão utilizadas em projetos industriais, assim como discutir a atuação dos coordenadores de projeto e suas dificuldades. Como resultado, será possível propor diretrizes aos agentes envolvidos, visando à melhoria contínua e a potencializar o sucesso dos projetos industriais. Para que se atinjam os resultados desejados na fase de projeto, as informações fornecidas aos projetistas precisam ser completas e confiáveis. Para isso, o comprometimento do cliente desde o início é fundamental, criando-se a colaboração necessária para se alcançarem os objetivos do empreendimento. Dificuldades e falhas da coordenação de projetos, comuns aos casos analisados, significaram prejuízos quanto a prazos, custos e qualidade, que, somando-se à falta de comprometimento do cliente com a colaboração no processo, podem comprometer o sucesso dos projetos industriais.

  • Análise de parâmetros influentes na aderência de matrizes cimentícias PDF
    • Aluno: Eliane Betânia Carvalho Costa
    • Orientador: Vanderley Moacyr John
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2013

    O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar parâmetros que influenciam a aderência de matrizes cimentícias a substratos apontando soluções técnicas para a melhoria de tal propriedade. Para tanto, foram desenvolvidos três estudos independentes: primeiro, a elaboração e validação de um modelo matemático com base na restrição geométrica para verificar a contribuição da penetração de partículas em meios porosos. O modelo considera que, após serem lançadas sobre a superfície, as partículas com área de projeção no plano menor ou igual à área do poro podem penetrá-la; segundo, um estudo experimental comparando substratos cimentícios com mesmas características topográficas (rugosidade/porosidade) e diferentes níveis de absorção obtidos mediante tratamentos superficiais: aplicação de silano e lixamento para verificar o efeito da absorção do substrato. O controle da absorção foi realizado por medições do ângulo de contato aparente e ensaios de absortividade; e por último, a influência do teor de ligante da matriz foi avaliada pela substituição de 30% e 60% do cimento por finos calcários, com duas distribuições granulométricas, em argamassas aplicadas sobre blocos cerâmicos. O efeito da aglomeração de partículas foi estudado pela adição de dispersante a base de policarboxilato num teor de 0,02% em relação ao volume total de sólidos. As características reológicas das argamassas foram medidas por reometria rotacional. O desempenho mecânico da interface matriz-substrato foi avaliado pela resistência de aderência ä tração. Os resultados mostraram que a aderência depende de parâmetros mais complexos que a simples absorção do substrato e, consequente ancoragem mecânica pela penetração de partículas nos poros. O uso de partículas finas associadas a dispersantes e tratamentos superficiais do substrato aumentaram aderência pelo acréscimo de contato matriz-substrato.

  • Influência dos sistemas construtivos nas modificações promovidas pelo usuário em unidades de HIS PDF
    • Aluno: Michelli Garrido Silvestre
    • Orientador: Luiz Reynaldo de Azevedo Cardoso
    • Categoria: Mestrado
    • Ano: 2013

    Nas últimas décadas, a qualidade dos empreendimentos de habitação de interesse social (EHIS) vem sendo muito discutida por pesquisadores brasileiros em virtude dos diversos problemas de ordem técnica e funcional relatados por seus moradores após a ocupação. Para identificar esses problemas e suas causas, utiliza-se de processos de avaliação pós-ocupação (APO), que têm mostrado, ao longo dos anos, a insatisfação dos moradores com diversos aspectos das construções e a consequente realização de modificações na casa, muitas vezes sem qualidade, comprometendo ainda mais o seu estado. Visando à melhoria da qualidade dessas modificações, é possível adotar alguns procedimentos. Entretanto, ainda há um grande desconhecimento dos profissionais em relação ao que ocorre no ambiente construído no decorrer do uso, sendo ainda necessário aprofundar os estudos nesse sentido. Assim, a pesquisa aqui apresentada tem como objetivo identificar as principais modificações realizadas pelos moradores de empreendimentos horizontais de HIS, suas causas e possíveis mecanismos para diminuir, controlar ou planejar essas alterações. Para o desenvolvimento do estudo proposto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e avaliações pós-ocupação em três empreendimentos de HIS. Assim, analisando as experiências passadas e presentes, foi possível gerar conteúdo suficiente para embasar propostas de melhorias nos programas habitacionais voltados a HIS.

  • Estudo da retração em fibrocimento reforçado com fibra polimérica PDF
    • Aluno: Rui Barbosa de Souza
    • Orientador: Vanderley Moacyr John
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2013

    O objetivo do trabalho é analisar e compreender os efeitos das características do fibrocimento reforçado com fibras sintéticas, na retração por secagem deste compósito. A importância social do fibrocimento como material de construção, justifica a realização do presente trabalho, de modo e expor como acontece a retração por secagem neste compósito, e desta forma auxiliar o meio técnico na mitigação das manifestações patológicas relacionadas à retração e contribuindo para a redução do importante problema da indústria produtora de fibrocimento, que é a fissuração de borda nas telhas onduladas. Para tal buscou-se demostrar o efeito da porosidade e distribuição de tamanho de poros na retração por secagem. Além disso, foram realizados planejamentos experimentais onde se variou o tipo de cimento utilizado, as quantidades de todas as matérias-primas envolvidas, além da aplicação de tratamentos modificadores da movimentação higroscópica, manipulando diretamente a tensão capilar causadora da retração. Concluiu-se que a porosidade elevada do fibrocimento faz com que a retração por secagem deste compósito seja fortemente influenciada pela porosidade total do mesmo, com correlação direta com a quantidade de mesoporos. Além disso, no estudo de caso realizado concluiu-se que a redução da retração devido à redução da tensão superficial da água do poro, se refletiu em menor fissuração de borda nas telhas onduladas.

  • Conceitos para formulação de concretos com baixo consumo de ligantes PDF
    • Aluno: Bruno Luís Damineli
    • Orientador: Rafael Giuliano Pileggi
    • Categoria: Doutorado
    • Ano: 2013

    Devido à demanda dos países em desenvolvimento, a produção de cimento – e as emissões de CO? relacionadas – aumenta progressivamente, colocando esta indústria sob pressão devido às preocupações com o aquecimento global. Como diminuir a produção não é uma opção sustentável do ponto de vista social, deve-se primar pela diminuição dos impactos ambientais mantendo-se o aumento da produção. Porém, as principais estratégias de redução das emissões – substituição de clínquer por adições, aumento da eficiência de fornos e uso de combustíveis alternativos – não são capazes de uma redução que compense o crescimento da produção, mesmo com a disseminação dos maiores esforços industriais possíveis, devido a limites tecnológicos e de disponibilidade de materiais. A captura e sequestro de carbono, por sua vez, pode vir a aumentar significativamente o custo do cimento, prejudicando justamente os países mais necessitados. Novas alternativas são necessárias. Uma delas, ainda pouco desenvolvida, é o aumento da eficiência do uso dos ligantes em materiais cimentícios, como os concretos. Esta tese tem o objetivo de explorar o potencial desta estratégia para contribuir à mitigação das emissões de CO? da cadeia concreto/cimento. O êxito nesta tarefa tem relação direta com o uso de ferramentas de empacotamento e dispersão de partículas para permitir comportamento reológico adequado à aplicação com uso de menor teor de água na mistura. O trabalho foi dividido em três etapas: 1) levantamento de dados para criação de benchmark da tecnologia atual de concretos com relação à eficiência no uso dos ligantes através de dois indicadores de eficiência – Índice de Ligantes (IL) e Índice de CO? (IC); 2) levantamento da teoria de empacotamento e dispersão de partículas;||e 3) estudo experimental demonstrando como a eficiência do uso dos ligantes pode ser aumentada através da aplicação dos conceitos da etapa 2, do controle mais preciso do comportamento reológico e do uso de finos inertes para substituir clínquer para obtenção de parâmetros reológicos. Concluiu-se que o potencial de aumento da eficiência é superior a 50%. Porém, sua implantação em escala comercial dependeria de aumento do controle tecnológico das dosagens de concreto e de profundas modificações na cadeia produtiva e na definição de agregados, fillers, cimento e ligantes.


Anterior Próximo
    1. . .  10    11    12    13    14    15    16    17    18    19  . . . 157