Materiais e Componentes de Construção Civil

A área de Materiais e Componentes de Construção Civil (MAT) tem por objetivo ampliar o conhecimento científico e tecnológico dos materiais e componentes mais utilizados ou inovadores no setor da construção civil, com visão sistêmica e moderna de desempenho, englobando impacto ambiental, qualidade e durabilidade dos edifícios e obras de infraestrutura.

  • Concretos especiais

    Estuda a caracterização, a dosagem, o controle da qualidade, a aplicação e a durabilidade de concretos especiais (entre os quais concreto projetado, de elevado desempenho, reforçado com fibras e leves) e seus constituintes.

  • Corrosão de armaduras do concreto

    Desenvolve estudos que contribuem para o domínio das técnicas de diagnóstico e de recuperação de estruturas de concreto armado atacadas por corrosão de armaduras, incluindo equipamentos e materiais específicos para esses fins. Paralelamente, incrementa o conhecimento da tecnologia de prevenção da corrosão, pelo estudo da influência das propriedades do concreto, dos seus materiais constituintes (cimentos Portland, agregados, aditivos e adições), de acabamentos superficiais e dos tipos de aço, na durabilidade das armaduras e vida útil das estruturas.

  • Materiais reforçados com fibras

    Estuda os compósitos de cimento Portland, de gesso ou de resina, com o reforço de fibras de vidro, sintéticas ou vegetais. Os projetos desenvolvidos nessa linha são relativos a sistemas de vedação vertical de painéis de gesso reforçados com fibras de vidro, para uso interno, e painéis de alta resistência mecânica, com matriz cimentícia à base de escória de alto-forno, reforçada com fibras de vidro.

  • Pastas e argamassas

    Desenvolve estudos de caracterização, dosagem, controle da qualidade, aplicação e durabilidade de pastas e argamassas de aglomerantes minerais (cimentos Portland, cal, gesso) e os efeitos dos agregados, aditivos e adições minerais ou orgânicas. As principais aplicações estudadas são para assentamento de alvenaria, de placas cerâmicas e revestimento de paredes e tetos.

  • Reciclagem de resíduos

    Estuda as possibilidades de reutilização de subprodutos de indústrias na fabricação de materiais ou componentes de construção civil. Pesquisa as propriedades básicas desses resíduos e sua aplicação em materiais e componentes tradicionais ou inovadores, avaliando seu desempenho, principalmente, no que se refere à durabilidade. Os estudos são conduzidos com resíduos de indústrias siderúrgicas, químicas e de fertilizantes e, ainda, com o entulho de construção proveniente de demolição ou de obras em execução.